O Citroën Basalt teve um resultado decepcionante no teste de colisão do Latin NCAP. O resultado divulgado pelo órgão independente de segurança nas provas feitas na Alemanha mostram que o produto mais vendido da Citroën no Brasil zerou no teste de colisão.
A versão avaliada com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) — mostrou proteção considerada "insuficiente" para adultos e crianças.
Segundo o Latin NCAP o modelo registrou 39,37% de proteção para ocupantes adultos, 58,35% para crianças, 53,38% de proteção para pedestres e 34,88% de assistência à segurança.
A entidade destacou a ausência de alertas como o de frenagem bem como o sistema de freio automático mesmo em versões topo de linha ou ainda alerta de ponto de cego como um dos problemas que levaram ao baixo resultado do Citroën Basalt. Sem airbags de cortina, o Basalt não passou pelo teste de colisão lateral feito em um obstáculo que simula um teste. O Latin NCAP também destacou falha no tensionador do cinto de segurança o que contribuiu para um resultado ruim na visão do órgão.
“Stellantis se expõe como um fabricante que não prioriza a segurança de seus clientes”, afirmou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.“Este resultado mostra que, para a empresa, a vida dos consumidores da América Latina e do Caribe não parece ter o mesmo valor que a dos clientes da Índia”, completou.
O Citroën Basalt vem se saindo bem nas vendas no mercado nacional. Lançado em 2024 como último modelo da linha C-Cubed após o C3 e o Aircross, o Basalt vendeu 1.226 unidades em setembro segundo a Fenabrave.
O SUV cupê da linha Citroën é equipado com motores 1.0 Firefly e 1.0 turbo T200, com preços sugeridos entre R$ 93.990 para a versão 1.0 com câmbio manual e R$ 114.990 na Dark Edition que é turbo e automática, e quatro airbags em todas as versões. Mesmo nessa versão o Basalt não traz nenhum item do pacote ADAS nem mesmo em nível de alertas sem intervenção.
"A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade."