A Renault lançou nesta semana o SUV médio Boreal que chega mirando Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, o recém renovado Volkswagen Taos, Tiggo 7 e 8 nas versões a combustão entre outros.

Estreante em um segmento onde a Renault não atuava o Boreal tem a versatilidade da plataforma RGMP do Kardian com apelo de beleza, espaço, custo benefício e agora pode brigar de igual para igual onde a hibridização ainda não chegou.

Primeiro é preciso lembrar que o Boreal é feito sobre a plataforma modular RGMP, tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, um entre eixos de 2,70 m e altura de 1,65.

O motor do Renault Boreal é um 1.3 turbo flex com injeção direta, que entrega 156/163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem úmida com seis marchas (EDC).

Serão três versões: Evolution, Techno e Iconicsempre com a mesma motorização e diferenças no nível de equipamentos e alguns acabamentos. O Boreal se destaca por representar uma nova geração de veículos da Renault no Brasil com itens como pacote ADAS completo com até 24 recursos, teto solar, bancos com massagem, Google built in (o primeiro carro produzido no país com essa solução), som premium e luz ambiente interna.

Teste de 300km a bordo do Boreal
O AutoShow testou o novo modelo entre a cidades de Guarulhos e Campos do Jordão rodando aproximadamente 300 km em dois dias. O SUV que se impõe pelo espaço e porte inéditos para um Renault (e bem maior que um Duster) chama a atenção pela qualidade dos materiais escolhidos para a parte interna.

Com boa montagem, o painel é moderno com instrumentação digital de boa resolução assim como a multimídia de 10 polegadas. O tom do volante e dos botões sugere mesmo o toque de um Renault europeu.

Com um detalhe, porém. A plataforma modular permite fazer um veículo maior mas a bordo do boreal o motorista não tem a sensação de guiar um veículo alto. Pelo contrário, seu equilíbrio é o mesmo de um automóvel. Dada à partida, aceleramos rumo à cidade Serrana de Campos do Jordão.

O motor 1.3 turbo é conhecido mas infelizmente já teve dias melhores e mais potentes. Hoje com 163cv para atender as metas de emissões, o acelerador tem um atraso notável mas o câmbio ajuda e muito a entregar esportividade. Assim como no Kardian, ele se mantém na marcha o que melhora o retorno de aceleração e torna a direção agradável.

O Boreal tem ADAS o que também melhora a perspectiva de direção e de segurança a bordo. Chama a atenção a preocupação que a Renault teve com a montagem do veículo e com o silêncio a bordo. Porém, acima dos 120km por hora notamos um pequeno ruído dos retrovisores e da coluna A mostrando que nem tudo é perfeito.

A primeira experiência a bordo do Renault boreal foi muito positiva. Ele é ainda melhor que o Kardian e essas virtudes não fizeram a marca achar que ele deveria ser mais caro. Assim, a Renault entra muito bem neste segmento e deve fazer sucesso como seu estreante pois qualidades ele tem de sobra.
Preços e conteúdos de cada versão
Boreal Evolution: R$ 179,9 mil
A versão de entrada tem rodas aro 18, farois em LED, multimídia Open R com espelhamento sem fio, painel digital de 7 polegadas, ar condicionado digital dual zone, carregador de celular sem fio, freio de estacionamento eletrônico, shift paddle, som Arkamys de 6 alto falantes, seis airbags, bancos em couro, sensor de chuva e crepuscular e pacote ADAS com 13 itens.
Boreal Tecnho: R$ 199,9 mil
Ganha farois e de neblina em LED, rodas aro 18 com pintura preta, barras de teto longitudinais, painel digital de 10 polegadas, aplicativo MyRenault, cinco modos de condução, luzes ambiente com 48 cores, retrovisor fotocrômico, bancos dianteiros elétricos e ADAS com 19 itens
Boreal Iconic: R$ 214,9 mil
A versão topo de linha acrescenta rodas 19 polegadas diamantadas, teto biton preto, interior com acabamento premium, sistema de som Harman Kardon, porta-malas elétrico, teto solar panorâmico elétrico, banco dianteiro com massagem e 24 sistemas de recurso à condução (ADAS)