A Nissan apresentou um protótipo de veículo elétrico equipado com sistema de painel solar integrado, batizado de Ao-Solar Extender. O conceito tem como base o kei car Sakura EV e foi desenvolvido para ampliar a autonomia do veículo e reduzir a dependência da infraestrutura convencional de recarga.

De acordo com a fabricante, o conjunto de painéis solares é capaz de gerar energia suficiente para acrescentar até 3.000 quilômetros de autonomia por ano, considerando níveis médios de incidência solar.

O sistema utiliza um painel fixo instalado no teto, que capta energia mesmo com o veículo em movimento. Quando estacionado, um segundo painel é acionado de forma retrátil, ampliando a área de captação. Nessa posição, o painel também atua como cobertura parcial, reduzindo a incidência direta de sol no para-brisa e contribuindo para a diminuição da temperatura interna e da demanda do sistema de ar-condicionado.

Segundo dados divulgados pela Nissan, em testes realizados em dias ensolarados, a geração de energia com o painel estendido atinge cerca de 500 W. Em condições de vento, chuva ou baixa luminosidade, a potência cai para aproximadamente 300 W, 80 W e zero, respectivamente.
A montadora informou que pretende lançar futuramente um veículo elétrico de produção equipado com esse tipo de sistema solar integrado, mas ainda não divulgou um cronograma oficial.