O novo Volkswagen Tiguan teve o primeiro lote totalmente vendido no país. O SUV médio que é importado do México, não tem opção híbrida e chega em configuração única R-Line, com motorização 2.0 turbo de 272 cv, tração integral 4Motion e conjunto ampliado de tecnologias de assistência e conectividade.

O preço de R$ 299 mil embora alto para o segmento mostrou boa aceitação. Segundo a Volkswagen foram recebidos 3.136 pedidos em 12 minutos da pré venda.

“Tem muito espaço para provar a força e excelência da engenharia alemã com um motor 2.0 turbo de desempenho que já foi provado por muitos de vocês”, disse Cláudio Rawicz, Diretor Executivo (Head) de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil e América Latina.

Visual e dimensões

O modelo adota nova identidade visual, com dianteira mais arredondada e conjunto óptico redesenhado. Há iluminação em LED integrada à grade, além de logotipo iluminado, solução já aplicada em modelos como o Volkswagen Golf.

Na traseira, a lanterna interligada percorre toda a tampa, também com iluminação em LED. As rodas são de 19 polegadas.

Nas dimensões, o SUV mede 4,70 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,69 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. O porta-malas tem 550 litros de capacidade.

Interior e tecnologia
A cabine traz painel digital e central multimídia flutuante de 15 polegadas, com conexão para Android Auto e Apple CarPlay. O modelo inclui ainda iluminação ambiente, além de comandos digitais e novos acabamentos.

Motorização e desempenho
Construído sobre a plataforma MQB Evo, o Tiguan utiliza o motor EA888 2.0 TSI turbo, com 272 cv e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas, com tração integral 4Motion. Segundo a fabricante, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

O consumo fica na casa dos 12,1 km/l na estrada, 8,9 km/l no trecho urbano e de 10,1 km/l no trecho misto. A autonomia é de 716 km.
Além disso, o Volkswagen Tiguan 2026 utiliza motor com turbo de geometria variável, operação no Ciclo Miller (λ<1), taxa de compressão de 10,5:1, pressão de combustão de 500 bar (ante 350 bar do EA888 Evo4), além de intercooler indireto integrado, sistema SLS, arquitetura elétrica de 12V e filtro de partículas para otimização.
Equipamentos
Entre os principais itens, o modelo oferece: Faróis IQ.Light com tecnologia LED Matrix, Ar-condicionado de três zonas, Teto solar panorâmico, Bancos em couro com função de massagem, Sistema de som Harman Kardon, Head-up display, Controle de cruzeiro adaptativo, Câmera 360°, Assistente de estacionamento, Assistente de frenagem autônoma, entre outros.
Primeiro teste
O Volkswagen Tiguan mostra uma redenção com seus próprios clientes após um bom tempo. Tem visual atualizado com os novos produtos da marca e não é um pênalti uma vez que a Volkswagen foca em seus próprios clientes.
O motor 2.0 com a melhor calibração possível e seus 272cv nivela o Tiguan com os modelos mais potentes do mercado. A condução equilibrada, o silêncio é reconhecida dirigibilidade faz do carro uma boa escolha para quem não quer eletrificação.
O Tiguan atua no segmento de SUVs médios, competindo com modelos como Jeep Compass, Jeep Commander que também tem 272cv na versão topo, além dos eletrificados GWM Haval H6 e BYD Song Plus além do Jaecoo 7. Por R$ 299,9 mil certamente é salgado mas sua entrega em nível de equipamentos é igual a de modelos do mesmo porte mas sem eletrificação e muito conforto como item de série.