A MG, marca controlada pelo grupo SAIC na China, divulgou as primeiras informações sobre seus planos no Brasil. Até o final do ano a MG quer chegar a 24 concessionárias em parceria com 12 grupos locais em cidades do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. O AutoShow entrou em contato com a própria marca que confirmou as operações.
Ainda sem revelar quais modelos serão vendidos no país, a MG fala que até o final de 2026 vai chegar a 70 concessionárias em operação.
“Ter uma rede de lojas em cidades estratégicas é, sem dúvida, um diferencial para o sucesso da relação de longo prazo que estamos começando a construir com o Brasil. A abertura das primeiras concessionárias em 2025 é um marco muito importante de nossa história no País e está ancorada em nossa robusta estratégia de pós-venda, que deve suportar o relacionamento da marca com seus clientes”, comenta Frederico Geraldino, Head de Desenvolvimento de Rede da MG Motor no Brasil.
3 modelos no site oficial
Na comunicação da empresa, porém, há indícios dos veículos que farão parte dessa primeira fase. Os modelos MG4, MGS5 e Cyberster já tiveram dados de consumo divulgados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
O Cyberster fará o papel de carro de imagem no Brasil com seu design esportivo, portas que se abrem para cima no formato tesoura ou “lambo doors” e motor de 510cv com bateria de 77 kWh para uma autonomia de 342 km no ciclo do Inmetro.
Já o MG4 é um SUV médio de pretensões esportivas das suas linhas. O MG4 tem 4,39m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. O motor é de 163cv na versão de entrada no exterior e a autonomia de 279km ou 364km conforme as baterias.
Já o MG5 é um hatch médio que segue o histórico dos modelos do mesmo porte que a Morris teve no passado. Na ficha técnica tem 4,48m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos. O motor de 170cv e 25,5kgfm de torque é uma autonomia para 351km segundo o ciclo do Inmetro com 62kwh de baterias.
A MG já esteve no Brasil mas não com a força da matriz e sim com uma importadora independente entre 2011 e 2013. Agora a marca chega com a presença da própria SAIC, gigante chinesa que atua na China com marcas independentes e parcerias com Volkswagen e Chevrolet. Na América do Sul a MG já está presente em países como Chile e Argentina.