A Stellantis vem ampliando sua participação na América do Sul mas diz que ainda não é tempo de “comemorar”. Nos últimos cinco anos subiu de 20 para 29,5% de market share no país e hoje o novo CEO da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola trouxe mais novidades sobre a ofensiva de produtos para a região.

Zola confirmou um modelo inédito para a Fiat que será produzido no país. Nossa aposta recai sobre o Grande Panda, produto que vem para agregar o portfólio da marca líder em vendas.

Recentemente o AutoShow esteve em Turim, na Italia, para dirigir o Grande Panda nas versões híbridas e também elétrica.

O novo veículo também deve trazer uma nova família uma vez que será derivado da plataforma Smart Car, evolução da CMP, sobre a qual são feitos hoje os veículos Peugeot na Argentina e Citroën. Para 2026, Zola também confirmou a chegada do Avenger que sera produzido na fábrica de Porto Real/RJ ao lado dos modelos Citroën.

Novo Jeep Avenger

A marca Jeep também irá receber o Avenger, já mostrado em outros eventos pela Stellantis e, como esperado, será produzido em Porto Real, com opções híbridas leves como já estão disponíveis nas linhas Fiat e Citroën. O Avenger deve ser o primeiro Jeep híbrido leve combinando o T200 combinado com uma máquina elétrico que substitui o motor de partida e alternador - solução já disponível nos Fiat Pulse e Fastback e também Peugeot 2008 e 3008.

Também são esperados modelos híbridos da Jeep com sistema de 48V que já estão em testes e fazem parte do programa “BIO Hybrid” da Stellantis anunciados ainda em 2024.

Novo produto em Pernambuco
A fábrica de Goiana também deve produzir um veículo de marca inédita. Hoje a fábrica pernambucana produz veículos das linha Jeep (Renegade, Compass e Commander), Fiat (Toro) e também RAM (Rampage). Sem adiantar o modelo, Herlander Zola, disse que “o nosso olhar para Goiana é de atenção pois já funciona em três turnos e todos os movimentos sob ponto de veículos tecnológicos e fazemos isso de forma bem pensada”.

A aposta, tendo em vista o volume de investimentos da fábrica, é sobre o Peugeot 3008, que usa a plataforma STLA medium, que irá representar uma nova base para futuros SUVs como o novo Jeep Compass já lançado na Europa.
Sobre a presença dos modelos híbridos Zola adiantou: “Em cinco anos teremos mais eletrificados do que combustão no país”. Também disse que todas as marcas do grupo terão produtos híbridos.