A Changan alcançou a marca de 30 milhões de veículos produzidos globalmente. O volume foi alcançado na última terça-feira, na China, e teve como modelo simbólico o Avatr 12. O marco ocorre em meio à expansão tecnológica e industrial do grupo, que prepara sua entrada no mercado brasileiro por meio da aliança CAOA Changan.

Os números refletem a aceleração do ritmo de produção da montadora ao longo das últimas décadas. A Changan levou cerca de 30 anos para fabricar seus primeiros 10 milhões de veículos, avançou para 20 milhões em mais sete anos e precisou de apenas quatro anos para alcançar o patamar atual de 30 milhões de unidades.

Segundo a empresa, o crescimento está associado ao desenvolvimento interno de tecnologias estratégicas, incluindo plataformas eletrificadas, soluções de inteligência artificial aplicadas à mobilidade e a ampliação de sua estrutura global de pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente, a Changan tem capacidade produtiva anual superior a 2,3 milhões de veículos, conta com aproximadamente 20 mil engenheiros e mantém centros de pesquisa na China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. A operação industrial está distribuída em mais de 12 bases de produção ao redor do mundo.