Janeiro chegou e com isso os motoristas e proprietários de veículos já sabem que o IPVA (imposto sobre propriedade de veículos automotores) começa a vencer de acordo com um cronograma já divulgado.

O cronograma segue a numeração final de cada placa. Hoje, dia 12, começa o vencimento com a opção de pagamento parcelado ou à vista. O IPVA 2026 poderá ser pago à vista, com 3% de desconto em janeiro, à vista em fevereiro ou parcelado em cinco vezes mas isso depende do valor de tabela do veículo.

Pagamento à vista com desconto
Veja a data de vencimento do IPVA conforme o final de placa para quem pretende pagar à vista
Final 1 — dia 12
Final 2 — dia 13
Final 3 — dia 14
Final 4 — dia 15
Final 5 — dia 16
Final 6 — dia 19
Final 7 — dia 20
Final 8 — dia 21
Final 9 — dia 22
Final 0 — dia 23

Quem desejar fazer o chamado “licenciamento antecipado” também pode e as regras são diferentes. Desde que o veículo esteja com o licenciamento 2025 em dia é possível fazer o licenciamento com o IPVA (à vista) nos prazos seguintes:
Cota única com desconto até 23 de janeiro
Cota única sem desconto até 23 de fevereiro
Ou seguir o vencimento de cada parcela, sempre até o dia 23.
O parcelamento depende do valor do imposto devido convertido em UFESPs que é a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, um indexador utilizado para atualização monetária de contratos com o governo de SP e para calcular diversos tributos e taxas estaduais e municipais.
Atualmente uma UFESPs corresponde a R$ 37,02.
5 parcelas (jan–mai): débitos ≥ 10 UFESPs
4 parcelas (jan–abr): entre 8 e 10 UFESPs
3 parcelas (jan–mar): entre 6 e 8 UFESPs
Essas regras correspondem aos veículos leves como automóveis e utilitários e também motocicletas. Veículos como ônibus e caminhões tem regras diferentes.
O pagamento pode ser feito na rede bancária ou via aplicativo do banco informando o número do RENAVAM. No caso dos veículos registrados no estado de São Paulo que tem a maior frota do país as informações para o pagamento do IPVA constam no Decreto nº 70.087, de 12 de novembro de 2025do Diário Oficial. O pagamento do imposto é obrigatório para veículos fabricados a até 20 anos e segue o cronograma conforme a placa. As motocicletas de baixa cilindrada também estarão isentas do IPVA a partir de janeiro.