Blog

Blog

Blog

Óleo de câmbio automático deve ser trocado?

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Transmissão automática tem alta durabilidade mas é preciso ficar atento ao prazo de troca do fluido. Por Redação

Os brasileiros já foram acessos ao carro automático nos anos 1980 e 1990 mas isso mudou drasticamente há vários anos. Só em 2024 60% por cento dos veículos novos vendidos no país tinham transmissão automática. Se por um lado o consumidor aprova a transmissão sem embreagem por outro é preciso saber cuidar para evitar problemas. 

Alguns cuidados são importantes e imprescindíveis para que o câmbio do tipo automático dure mais tempo.  Diferente de uma embreagem que dura cerca de 70 mil km e tem reparo mais rápido, o câmbio automático pode durar mais de 300 mil km mas requer manutenção preventiva que consiste na troca do fluido.

Troca de óleo 

Até bem pouco tempo, diversos fabricantes de câmbio e de veículos, preconizavam que o fluido interno não deveria ser trocado. Até 2022, manuais técnicos de várias montadoras afirmavam categoricamente que bastava o uso cuidadoso para que o câmbio pudesse durar a mesma coisa que o motor.

Porém, diversas marcas tiveram problemas com suas transmissões automáticas justamente pela falta da troca de óleo. Casos da Jeep, Honda, Nissan, Volkswagen e Chevrolet preocuparam donos de veículos automáticos. 

https://www.youtube.com/live/QvMhC2pIvtc?si=Va6JIIGCzGBw6fKh

Marcas mudaram posicionamento 

Várias marcas modificaram a recomendação de que o óleo não deveria ser trocado. Hoje, os fabricantes recomendam a troca do fluido da transmissão automática a cada  60.000km. 

A função do óleo de câmbio é lubrificar as engrenagens, rolamentos e outras peças internas do câmbio, reduzindo o atrito entre os componentes e seu consequente desgaste prematuro. O câmbio opera em temperatura que varia entre 80 e 90 graus mas nem sempre é possível identificar desgaste ou superaquecimento. 

“Muitos clientes chegam na oficina pedindo a troca de um item chamado trocador de calor na Jeep com Compass, Renegade e Commander mas o problema não é essa peça. A falta da troca de fluido do câmbio automático faz o óleo perder a viscosidade e superaquece o conjunto levando a tantos problemas. Basta fazer de forma preventiva a troca do fluido”., explica Ícaro Simões da oficina Casalub de São Paulo. 

Simoes também recomenda que anualmente o proprietário do veículo faça a substituição do fluido de arrefecimento. Em muitos casos, esse fluido também ajuda a refrigerar a transmissão fazendo com que o câmbio e o motor trabalhem na temperatura adequada. “Em caso de dúvida recomendo tirar ou sangrar o fluido como dizemos e trocar por um novo segundo as especificações da montadora”, acrescenta

Portanto, principalmente ao comprar um veículo usado ou então a cada  60.000km recomenda-se a troca do óleo do câmbio automático e do filtro. Essa medida irá proteger a durabilidade do sistema e do câmbio. 

0
Dias
0
Horas
0
Minutos
0
Segundos
Siga-nos em nossas redes sociais
Onde Estamos

Av. Prefeito Fábio Prado, 211 – sala 21
Chácara Klabin – São Paulo

Fale Conosco

atendimento@autoshow.com.br

+ 55 (11) 2888-5300

2025. Auto Show. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital

Auto Show

Status: